Principais fatores desencadeantes de distúrbios mentais em estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.29327/2335218.1.2-11Palavras-chave:
Estudantes de medicina, Saúde mental, Educação superiorResumo
Trata-se de um estudo com o intuito de delimitar os fatores que desencadeiam os distúrbios mentais que afetam os estudantes de medicina, com finalidade de computar dados e fomentar mudanças no ambiente acadêmico. A importância da pesquisa reside no fato dos referidos acadêmicos serem uma população bastante submetida por quadros psiquiátricos, o que afeta sua qualidade de vida e formação profissional, com impacto na qualidade de vida e na formação profissional. O objetivo da pesquisa tem como principal ponto reconhecer possíveis distúrbios emocionais em estudantes de medicina, visando propor melhorias na saúde dos discentes desse curso. A metodologia consiste em revisão bibliográfica. Assim, o presente estudo consiste numa revisão bibliográfica que pretende realizar levantamento bibliográfico em três bases eletrônicas de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando descritores sobre saúde mental dos estudantes de medicina de 2012 a 2022. Como resultado, espera-se demonstrar através do suporte da os fatores gatilhos para o surgimento de distúrbios mentais em estudantes de medicina, contribuindo para a discussão acerca do tema proposto e servir como subsídio para proposições resolutivas para a temática em questão.
Referências
AMARAL, Ana Cecília Alves; PEREIRA, Bárbara Luiza; BRITO, Enzo Henrique Silveira Ribeiro; NETO, Miguel Felipe de Araujo; CUNHA, Thalita Lisboa; JÚNIOR, George Martins Ney da Silva. Problemas mentais nos estudantes de medicina: prevalência e fatores associados. Artigo. RESU Revista de educação e Saúde, V. 7, Suplemento 1, 2019. Anais XVI Mostra de Saúde. Disponível em: http:// periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/article/view/3808/264.Acesso em 06.09.2022.
CAZOLARI, Gadelha Priscila; CAVALVANTE, Matheus de Souza. et al. Níveis de Burnout e bem-estar e estudantes de medicina: um estudo transversal. Revista Brasileira de educação médica. São Paulo, 2020.
COSTA, Deyvison Soares, et al, Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de Enfrentamento. Artigo, 2020.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GONÇALVES, Bernadete Maria; PEREIRA, Ana Maria T. Benevides. Transtornos emocionais e a formação em medicina: um estudo longitudinal. Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2009.
KERR- CORRÊA, Florence Andrade Bassit. et al. Uso de álcool e drogas por estudantes de medicina. Revista Brasileira de psiquiatria. Botucatu, 1999.
NEPONOCENO, Hironaldo de Jesus; SOUZA, Bárbara Dourado Macedo. Transtornos Mentais Comuns em Estudantes de Medicina. Revista de Bioética. 2019.
SADOCK, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica [recurso eletrônico] / Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock, Pedro Ruiz ; tradução: Marcelo de Abreu Almeida ... [et al.] ; revisão técnica: Gustavo Schestatsky [et al.] – 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.
VASCONCELOS, Tatheane Couto de; DIAS, Bruno Rafael Tavares; ANDRADE, Larissa Rocha; MELO, Gabriela Figueirôa; BARBOSA, Leopoldo; SOUZA, Edvaldo. Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 39, n. 1, p. 135-142, mar. 2015. FapUNIFESP (SciELO).