Memória, racionalidade e saúde mental: a relação entre analfabetismo e a Doença de Alzheimer em uma revisão de literatura

Memória, racionalidade e saúde mental: a relação entre analfabetismo e a Doença de Alzheimer em uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2335218.1.2-19

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Escolaridade, Cognição

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) pode ser definida como uma doença degenerativa progressiva e irreversível que acomete várias regiões do encéfalo, com destaque para o hipocampo, parte do sistema límbico, responsável pelo aprendizado e memória. A DA deve ser investigada na presença de sintomas cognitivos- comportamentais que interfira nas atividades diárias. Tal estudo tem como objetivo utilizar referencial teórico para estabelecer relações entre os portadores da Doença de Alzheimer e seu histórico educacional. O trabalho será desenvolvido a partir de artigos científicos sobre a temática, acessados nas plataformas: Google acadêmico, Scielo e UPTODATE publicados no período de 2017 a 2022. A análise dos estudos mostrou que anos de escolaridade é um fator protetor para o desenvolvimento de demência, como a Doença de Alzheimer. Os artigos encontrados na revisão sistemática demonstraram que a escolaridade é um fator de risco para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

1.
Magalhães Andrade A, Evangelista Macêdo AG, Costa Campos Filho P. Memória, racionalidade e saúde mental: a relação entre analfabetismo e a Doença de Alzheimer em uma revisão de literatura. REBESBE [Internet]. 1º de junho de 2023 [citado 9º de novembro de 2024];1(2). Disponível em: https://rebesbe.emnuvens.com.br/revista/article/view/14
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