Submissões


O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Clique em Acesso ou em Registrar uma nova conta.

Não há taxas para submissão, avaliação ou publicação do artigo.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os artigos submetidos que contenham erros significativos de metodologia, com documentação faltante ou não se enquadrem nas prioridades editoriais da revista, poderão ser rejeitados diretamente pelo Conselho Editorial, não cabendo recurso. Os demais manuscritos serão avaliados por sistema de revisão por pares. A REBESBE emprega política de anonimato no processo de avaliação, tanto para autores como para revisores. Na confecção do trabalho os autores devem observar rigorosamente as Instruções Redatoriais do jornal. O não cumprimento dessas normas implicará no retorno do artigo para correções, retardando o início do processo de revisão.

Verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no CheckList antes da submissão do artigo, com o objetivo de verificar a adequação às normas Revista Brasileira de Educação, Saúde e Bem-Estar contidas nas Diretrizes para Autores.

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS 

(Template manuscrito)

Título

O título do artigo deverá ser apresentado no idioma de origem (português, inglês ou espanhol), em negrito, maiúsculas, com até 15 palavras, refletindo o objeto do estudo com, no mínimo, dois descritores. Não deve conter siglas ou abreviaturas. Tratando-se de “revisão”, esta expressão deve ser indicada no título.

Resumo 

O Resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, espaçamento simples, com 120 até 250 palavras, no idioma de origem (português, inglês ou espanhol). Especificar, sem destaque em negrito e seguidas de dois pontos, as expressões: objetivo (idêntico ao apresentado no final da Introdução), métodos, resultados e conclusão/considerações finais (responde ao objetivo do estudo; o termo conclusão/considerações finais deve ser o mesmo empregado no texto). Texto inicia na sequência dos dois pontos com letra minúscula e não deve conter siglas não padronizadas internacionalmente.

Descritores/ DescriptorsDescriptores

Os Descritores deverão estar inseridos abaixo do resumo, cada palavra iniciada por letra maiúscula, exceto artigos e preposições, separados por ponto, com espaçamento simples entre linhas, em número de cinco, nos idiomas português, inglês e espanhol, tal como consta nos descritores em Ciências da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings (MeSH - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).

Introdução

Nesta seção, deverão constar: tema, problemática, justificativa e relevância do objeto de estudo, questão de pesquisa (opcional) e objetivo (apresentado no final, com verbo no infinitivo).

Material e Métodos/Metodologia

Nesta seção, deve-se informar tipo/natureza e delineamento da pesquisa, lócus/cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, definição da amostra, período e técnica/instrumento de coleta de dados, técnica de processamento/sistematização e análise de dados, aspectos éticos.

Baseia-se em Guia Internacional para preparo de artigos: Coreq ou SRQR (estudos qualitativos), Strobe (estudos observacionais em epidemiologia), Consort (ensaio clínico randomizado), Prisma (revisões sistemáticas com ou sem metanálise), Prisma SCr (Scoping Reviews). Deve ser informada sua utilização ao longo da seção.

Coreq: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/

SRQR:https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/

Strobe: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/

Consort: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/

Prisma: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/

Prisma SCr: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-scr/

 

Para obtenção de outros guias, acessar o portal da Rede EQUATOR (Enhancing the Quality and Transparency of health Research): https://www.equator-network.org

 

Resultados

Nesta seção, os resultados deverão estar coerentes com o objetivo do estudo, apresentados no passado e limitados à apresentação/descrição dos achados (sem discuti-los). Ao serem apresentados por meio de ilustrações (figuras, gráficos e quadros etc.) e tabelas, seu conteúdo não deve ser repetido no texto, que deve ser complementar.

Resultados e Discussão em seções distintas, exceto para Reflexão/Ensaio e Relato de Experiência/Caso, quando podem constar juntos, com título de escolha das(os) autoras(es).

Discussão

Nesta seção, deverão constar interpretação dos achados e estratégias de superação da problemática, com embasamento na produção nacional e internacional, finalizando com informações relativas às limitações e contribuições do estudo.

Apenas para Reflexão/Ensaio e Relato de Experiência/Caso pode constar junto com Resultados, com título de escolha das(os) autoras(es).

Conclusão/Considerações Finais

A Conclusão/Considerações Finais deverá responder ao objetivo do estudo, limitando-se às evidências dos achados. Não deve conter citações.

Usar o termo Conclusão em estudos quantitativos e Considerações Finais em estudos qualitativos.

Referências

As Referências devem estar atualizadas* (mínimo de 70% nos últimos 5 anos) e contemplando a literatura internacional* (mínimo de 30%), exceto para revisão. O número de referências deve respeitar o máximo preconizado em cada categoria.

  • Para revisão, esses percentuais não incluem os artigos do resultado.
  • Formato de citação: Vancouver, conforme guia https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/
  • exemplo: listar apenas os nomes dos seis primeiros autores, seguidos da expressão et al.). Atenção para a citação no corpo do texto que deverá ser numérica na ordem em que as referências são citadas. A seguir, um exemplo de como deverá ser a citação na seção de "referências": Hallal AH, Amortegui JD, Jeroukhimov IM, Casillas J, Schulman CI, Manning RJ, et al. Magnetic resonance cholangiopancreatography accurately detects common bile duct stones in resolving gallstone pancreatitis. J Am Coll Surg. 2005 Jun;200(6):869-75.
  • Na citação de material da internet, inserir número do DOI ou, se indisponível, qualquer que seja o idioma dos dados da fonte, informar, em inglês, data do acesso e endereço da URL, exemplo: [cited ano mês (em inglês) dia]. Available from: endereço eletrônico. Não colocar ponto final depois do DOI ou do endereço eletrônico.
  • Na indicação do título do periódico, informar maiúsculas e minúsculas na forma adotada pelo periódico. Se o título abreviado não constar no site do periódico, verificar se consta no Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (http://portal.revistas.bvs.br). Se, no site da revista, estiver diferente do informado na BVS, optar pelo informado no site.
  • Não informar artigo/livro não publicado (no prelo).

Checklist (Template Checklist):

Observe se seu manuscrito está de acordo com os itens deste checklist e anexe no sistema o arquivo do manuscrito no formato do Template do manuscrito disponibilizado, bem como os demais documentos solicitados.:

N.

ITEM

1

Preenchimento dos metadados do Sistema, com informações sobre autoras(es) e artigo: nome, ORCID, instituição/afiliação e resumo da biografia.

2

Quantidade de autoras(es): no máximo 7, exceto para estudos multicêntricos (anexar carta à editora com solicitação e justificativa).

Quantidade máxima de páginas: Artigo original (15), Revisão (20), Reflexão/Ensaio (10), Relato de Experiência/Caso (10), Carta ao Editor (2), Editorial (2).

3

Informa a categoria do artigo – Artigo Original, Revisão, Reflexão/Ensaio, Relato de Experiência/Caso, Carta ao Editor – no canto superior direito, acima do título, somente a primeira letra em maiúscula.

4

Texto encontra-se nos idiomas português, inglês ou espanhol.

Texto do manuscrito não apresenta qualquer informação que identifique a autoria (nomes, financiamento, título de origem do recorte, agradecimentos).

Texto em formato DOC, DOCX (Microsoft Word), ODT (OpenOffice) ou RTF (bloco de notas), justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 linhas, margens de 2 cm, parágrafos com recuo esquerdo de 1,25 cm na primeira linha, páginas numeradas na parte superior direita e números de linha. Destaques em itálico. Sublinhado apenas em endereços URL.

Títulos das seções textuais (Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão/Considerações Finais) somente a primeira letra em maiúscula, negrito, sem numeração e sem recuo à esquerda. Títulos das subseções devem estar em itálico sem negrito.

Texto segue o estilo “Vancouver” (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/), observando citação numérica consecutiva, em sobrescrito, colocada junto à última letra da palavra que a antecede e antes do sinal de pontuação.

Citação ipsis litteris (direta) entre aspas, e inseridas no texto, qualquer que seja a extensão.

Citação direta indicada pelo número da fonte/referência seguida do número da página e dela separada por dois pontos, em caso de livros. Ex.: 1:35.

Citações consecutivas devem ser separadas por travessão. Ex.: 1-6.

Citações não consecutivas devem ser separadas por vírgula. Ex.: 1,3,10.

5

Ilustração (gráfico, quadro, esquema, mapa, imagem, fluxograma, foto etc.) inserida no texto, após o parágrafo que a refere, legível e nítida. A legenda está localizada na parte inferior, com título em negrito, fonte 10, Times News Roman, descrição sem negrito, referenciada quando  não  for de autoria própria.

Fotos de pessoas devem ser editadas para assegurar o anonimato.

Tabelas elaboradas conforme Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf): título “inscrito no topo para indicar a natureza e as abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos”. Tamanho da amostra estudada está informado entre parênteses e precedido da letra N e sinal de igualdade. Não acrescenta ponto no final. Ex.: Tabela 1 – Caracterização das variáveis sociodemográficas e econômicas da população adscrita na Atenção Básica. Itabuna, Bahia, Brasil – 2012-2022. (N=80.850)

Quadros e tabelas elaborados em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, negrito apenas na identificação (Ex.: Tabela 1 – Título) e no cabeçalho, maiúscula apenas nas iniciais da variável e nas abreviaturas e siglas padronizadas. Usar fonte tamanho 10 na indicação da Fonte e das Notas geral e específica.

Quadros com linhas horizontais e verticais internas e externas.

Tabelas com linhas horizontais no cabeçalho e no fechamento e verticais apenas no cabeçalho.

6

Título do artigo no idioma de origem, em negrito, maiúsculas, com até 15 palavras, refletindo o objeto do estudo. Não deve conter siglas ou abreviaturas. Tratando-se de Revisão, esta expressão deve ser indicada no título.

7

Resumo em parágrafo único, espaçamento simples, com 120 até 250 palavras, no idioma de origem (português, inglês ou espanhol). Especificar, sem destaque em negrito e seguidas de dois pontos, as expressões: objetivo (idêntico ao apresentado no final da Introdução), método, resultados e conclusão/considerações finais (responde ao objetivo do estudo; o termo conclusão/considerações finais deve ser o mesmo empregado no texto). Texto inicia na sequência dos dois pontos com letra minúscula e não deve conter siglas não padronizadas internacionalmente.

Resumo de Revisão deve informar bases de dados consultadas no método.

Resumo de Ensaios clínicos ou de Revisões sistemáticas deve informar número de registro no método.

8

Descritores em número de cinco, inseridos abaixo do resumo,  em espaçamento simples, de acordo com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings (MeSH - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/), separados por ponto. A primeira letra de cada palavra do descritor deve estar em maiúscula, exceto artigos e preposições.

9

Introdução informa tema, problemática, justificativa e relevância do objeto de estudo, questão de pesquisa (opcional) e objetivo no final.

10

Método informa tipo/natureza da pesquisa, lócus/cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, período e técnica/instrumento de coleta de dados, técnica de processamento/sistematização e análise de dados, aspectos éticos.

Método baseia-se no Guia Internacional para preparo de artigo Prisma (revisões sistemáticas e metanálises, sendo recomendada também como base para revisões integrativas), Coreq (estudos qualitativos), Strobe (estudos observacionais em epidemiologia), Consort (ensaio clínico randomizado).

Coreq: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/

SRQR:https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/

Strobe: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/

Consort: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/

Prisma: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/

Prisma SCr: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-scr/

11

Resultados coerentes com o objetivo do estudo, apresentam-se no passado e limitam-se a apresentar/descrever os achados, sem discuti-los.

Em caso de falas/depoimentos, fonte tamanho 11, itálico, espaçamento entre linhas simples, com recuo esquerdo de 1,25 cm em todas as linhas, sem aspas, seguido do codinome entre parêntesis e sem itálico.

Supressões e intercalações com fonte normal e entre colchetes.

A Revisão apresenta quadro-síntese das publicações incluídas. A indicação de fontes nesse quadro deve seguir a ordem numérica crescente das fontes citadas no texto.

12

Discussão contém interpretação dos achados e das estratégias de superação da problemática, com embasamento na produção nacional e internacional, finalizando com informações relativas às limitações e contribuições do estudo. 

13

Conclusão/Considerações Finais responde ao objetivo do estudo, limitando-se às evidências dos achados. Usar o termo conclusão em estudos quantitativos e Considerações Finais em estudos qualitativos. Não deve conter citações.

14

Organização das Referências no estilo Vancouver, conforme guia (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/)

- Listar os nomes dos seis primeiros autores seguidos da expressão et al.

Na indicação do título do periódico, informar maiúsculas e minúsculas na forma adotada pela publicação. Se, no site do periódico, não constar o título abreviado, verificar se consta no Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) –– http://portal.revistas.bvs.br. Se, no site da revista, estiver diferente do informado na BVS, optar pelo informado no site.

Na citação de material da internet, inserir número do DOI ou, se indisponível, qualquer que seja o idioma dos dados da fonte, informar em inglês data do acesso e endereço da URL. Exemplo: [cited ano mês (em inglês) dia]. Available from: endereço eletrônico.

Referências atualizadas (recomenda-se 70% nos últimos 5 anos), exceto Revisão.

Referências internacionais (recomenda-se 30%), exceto Revisão.

Quantidade de referências: Artigo Original (25), Revisão (sem limite), Reflexão/Ensaio (15), Relato de Experiência/Caso (15), Carta à Editora (10) e Editorial (5).

15

Documentos suplementares submetidos ao sistemachecklist; Declaração de Originalidade e Direito Autoral assinada por todas(os) as(os) autoras(es) (Template Declaração de Originalidade e Direito Autoral); formulário SciELO (se preprint) (Template SciELO); autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (artigos originais com seres humanos conforme resolução nº466/12 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), exceto pesquisa documental); Folha de rosto (Template Folha de rosto); Protocolo de registro no PROSPERO – https://www.crd.york.ac.uk/prospero/– ou disponibilizados em um site de acesso livre, se revisão sistemática.

16

Folha de rosto: contém título em maiúsculas, negrito, em português (máximo de 15 palavras); nomes completos das(dos) autoras(es) (centralizados, com notas de rodapé numeradas, indicando titulação, vinculação institucional e Orcid); informações da autora responsável pela correspondência (nome, endereço institucional completo, telefone e endereço eletrônico); critérios de autoria; conflitos de interesse; fontes de financiamentos e agradecimentos, quando existirem.

 


Seções

  1. Artigos
    Política padrão de seção


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Loading...