Memória, racionalidade e saúde mental: a relação entre analfabetismo e a Doença de Alzheimer em uma revisão de literatura

Memória, racionalidade e saúde mental: a relação entre analfabetismo e a Doença de Alzheimer em uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2335218.1.2-19

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Escolaridade, Cognição

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) pode ser definida como uma doença degenerativa progressiva e irreversível que acomete várias regiões do encéfalo, com destaque para o hipocampo, parte do sistema límbico, responsável pelo aprendizado e memória. A DA deve ser investigada na presença de sintomas cognitivos- comportamentais que interfira nas atividades diárias. Tal estudo tem como objetivo utilizar referencial teórico para estabelecer relações entre os portadores da Doença de Alzheimer e seu histórico educacional. O trabalho será desenvolvido a partir de artigos científicos sobre a temática, acessados nas plataformas: Google acadêmico, Scielo e UPTODATE publicados no período de 2017 a 2022. A análise dos estudos mostrou que anos de escolaridade é um fator protetor para o desenvolvimento de demência, como a Doença de Alzheimer. Os artigos encontrados na revisão sistemática demonstraram que a escolaridade é um fator de risco para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer.

Referências

BASSETTI, Karla Scalfoni et al. A baixa escolaridade como fator de risco para a doença de Alzheimer. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 4, n. 3, 2018.

BRASIL. Pesquisa Nacional Por Amostra De Domicilios Continua (PNAD) Conheça o Brasil- População EDUCAÇÃO. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317educacao.html>. Acesso em 03 de agosto de 2020

DIAS, Manuela Cristina Ribeiro. Avaliação do Impacto do Nível Educacional na Doença de Alzheimer: Artigo Original. Rev. Med Minas Gerais, v. 30, p. e3006, 2020.

CAETANO, Liandra Aparecida Orlando; DA SILVA, Felipe Santos; SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Alzheimer, sintomas e grupos: uma revisão integrativa. Vínculo-Revista do NESME, v. 14, n. 2, p. 84-93, 2017.

FUNETE, António Lumbongo. Avaliação breve da Memória de Curta Duração em Idosos analfabetos da Província do Cuanza Sul. 2018.

BRASIL, IBGE. Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. Censo demográfico, v. 2010, p. 11, 2010. Acessado em 03 de agosto de 2020.

KUMAR, V.; ABBAS, A.K.; FAUSTO, N.; MITCHELL, R.N. Robbins. Bases Patológicas das doenças. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

MELO, M.H.F, OLIVEIRA, L.S.F, ANDRADE, T.S., JESUS. R.R., CAMPOS FILHO, P.C. Arritmia Cardíaca versus Transtorno de Ansiedade: Uma Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Educação, Saúde e Bem-Estar, 2022, V.1, N.1.

PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta et al. Evidências do papel da escolaridade na organização cerebral. pp. 72-80. Neuropsicologia Latinoamericana, v. 1, n. 1, 2009.

UNESCO. United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization. Relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos: repensando a alfabetização. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230725>. Acessado em 03 de agosto de 2020

DE MOURA RICARDO, Laiss Bertola et al. Memória semântica como fator de resiliência cognitiva em idosos. 2017.

LARSON, Eric B. et al. Educação do paciente: demência (incluindo doença de Alzheimer) (além do básico). UpToDate, 2021.

LARSON, Eric B. et al. Fatores de risco para declínio cognitivo e demência. UpToDate, 2021.

DIAS, Manuela Cristina Ribeiro. Avaliação do Impacto do Nível Educacional na Doença de Alzheimer: Artigo Original. Rev. Med Minas Gerais, v. 30, p. e3006, 2020.

PEREIRA, Xiankarla de Brito Fernandes et al. Prevalência e fatores associados ao déficit cognitivo em idosos na comunidade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 23, 2020.

BARROSO, Sabrina Martins; DE SOUSA, Raphaela Campos. Avaliação neuropsicológica de idosos em investigação para demência. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 6, n. 4, p. 753-763, 2018.

CECATO, Juliana Francisca et al. Brief version of the CAMCOG for illiterate older adults with Alzheimer’s dementia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 79, p. 864-870, 2021.

RESENDE, Elisa de Paula França et al. Influências da educação e de doenças neurodegenerativas sobre as relações entre a memória episódica e seus correlatos neurais. 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

1.
Magalhães Andrade A, Evangelista Macêdo AG, Costa Campos Filho P. Memória, racionalidade e saúde mental: a relação entre analfabetismo e a Doença de Alzheimer em uma revisão de literatura. REBESBE [Internet]. 1º de junho de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];1(2). Disponível em: https://rebesbe.emnuvens.com.br/revista/article/view/14
Loading...