Revisão narrativa de literatura sobre o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina: aspectos gerais, atividades acadêmicas desencadeantes e o uso de medicamentos

Revisão narrativa de literatura sobre o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina: aspectos gerais, atividades acadêmicas desencadeantes e o uso de medicamentos

Autores

  • Felipe Coelho Argolo
  • Ana Paula Caribé Vinhas
  • Flávia Dutra Cedro
  • Mariana Oliveira Jesus Nascimento
  • Marcos Wilken Vasconcelos Silva
  • Milena Nascimento Almeida
  • Rebecca Veloso Rocha
  • Sarahellen Figueredo Lopes Damacena

DOI:

https://doi.org/10.29327/2335218.1.4-8

Palavras-chave:

estudantes, medicina, ansiedade, psicofármacos

Resumo

Introdução. A ansiedade é definida como sentimento de apavoramento, preocupação, nervosismo e medo, associada a inúmeros fatores e vem sendo motivo de preocupação na comunidade de estudantes de Medicina, devido ao modelo de ensino, onde predominam práticas relacionadas ao bom desempenho acadêmico, fator gerador de dilemas na vida do estudante, levando-o assim a buscar psicofármacos como uma solução para o transtorno. Objetivo: Analisar o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina, o uso irregular de medicamentos e sua relação com as atividades acadêmicas. Metodologia. Este artigo trata-se de um estudo bibliográfico, a partir de uma revisão narrativa de literatura, respaldada em diversos autores que discorrem sobre o tema ansiedade em estudantes de medicina, combinado ao uso de medicamentos. Resultados e discussão. Os resultados retratam um contexto de grande consumo de psicofármacos, como os ansiolíticos, sem prescrição médica, durante a faculdade de medicina, sendo utilizados para proporcionar sensações de alívio ao estresse, podendo desencadear dependência química, além de outros danos à saúde. Conclusão. Dessa forma, diante do estudo apresentado, constata-se que a ansiedade é considerada um transtorno de caráter multicausal e multifacetado que acomete muitos estudantes de medicina, por conta de uma extensa carga de estudos e a preocupação de conciliar com a vida social, o que os leva a buscar psicofármacos como forma de solução temporária para a ansiedade, o que pode acarretar em inúmeros problemas de saúde.

Referências

BALDASSIN, Sergio; MARTINS, Lourdes Conceição; DE ANDRADE, Arthur Guerra. Traços de ansiedade entre estudantes de medicina. Arquivos médicos do ABC, v. 31, n. 1, 2006.

CARVALHO, E.F. de, et al. Perfil de dispensação e estratégias para uso racional de psicotrópicos. 45f. Monografia (Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167287. Acesso em 13 set. 2022.

CECCONELLO, William Weber; BATISTELLA, Francieli; WAHL, Suzi DarliZanchett; WAGNER, Marcia Fortes. Avaliação de sintomas depressivos e fobia social em estudantes de graduação. Aletheia–Revista interdisciplinar de psicologia e promoção da saúde, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942013000300007#:~:text=Os%20resultados%20evidenciaram%20que%2062,apresentam%20comorbidade%20com%20sintomas%20depressivos. Acesso em: 10 set. 2022.

CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2022.

FÁVERO, Viviane Rosset. et al. Uso de ansiolíticos: abuso ou necessidade?. Visão acadêmica. Curitiba, v.18, n.4, out/dez.2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/57820. Acesso em: 13 set. 2022.

FONSECA, Claudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.14, n.2, p.509. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/WGpvJkq4tm4wmZJbGcMkHGg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 set. 2022.

FROTA, Ilgner Justa et al. Transtornos de ansiedade: histórico, aspectos clínicos e classificações atuais. Journal of Health & Biological Sciences, v. 10, n. 1, p. 1-8, 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/03/1361739/3971.pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

FOND et al. First-year French medical students consume antidepressants and anxiolytics while second-years consume non-medical drugs. Journal of Affective Disorders, v. 265, p. 71-76, 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165032719315514?via%3Dihub#!>.

GROLLI, Verônica; WAGNER, Marcia Fortes; DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes do ensino médio. Revista de Psicologia da IMED, v. 9, n. 1, p. 87-103, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-50272017000100007. Acesso em 09 set. 2022.

LEITE, Bárbara Ramos et al. Associação entre qualidade do sono e ansiedade em acadêmicos de medicina. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 6528-6543, 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/11848. Acesso em: 10 set. 2022.

MARCHI, Katia Colombo; BÁRBARO, Alessandra Marino; MIASSO, Adriana Inocenti; TIRAPELLI, Carlos Renato. Ansiedade e consumo de ansiolíticos entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública. Revista Eletrônica De Enfermagem. 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/18924. Acesso em: 09 set. 2022.

MONTEIRO, Claudete Ferreira de Souza; FREITAS, Jairo Francisco de Medeiros e RIBEIRO, Artur Assunção Pereira. Estresse no cotidiano acadêmico: o olhar dos alunos de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Escola Anna Nery [online]. v. 11, n. 1, pp. 66-72, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-81452007000100009>. Acesso em: 10 set. 2022.

MOREIRA, et al. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de Enfrentamento. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n.1, p.e040, 2020.

NOGUEIRA, Érika Guimarães et al. Avaliação dos níveis de ansiedade e seus fatores associados em estudantes internos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/bkzPCH6nwfBfNHzsVj6YJyF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2022.

PINTO, Nathan Assis Jordão; DE MELO CAVESTRO, Júlio; FERREIRA, Wardislau. Prevalência de transtorno de ansiedade generalizada em estudantes de medicina. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas, v. 2, n. 2, p. 36-43, 2018. Disponível em: http://revista.fcmmg.br/ojs/index.php/ricm/article/view/111/40. Acesso em: 10 set. 2022.

SANTOS, R. M. D. Perfil de ansiedade em estudantes universitários de cursos da área da saúde. Dissertação (Mestrado em saúde pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2014. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2269/2/PDF%20-%20R%C3%B4mulo%20Moreira%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

SILVA, et.al. Ansiedade em estudantes de medicina no Brasil: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Health Review, v.4, n.6, 2021.

VILAVERDE, A et al. de estresse e de ansiedade em uma amostra de estudantes universitários submetidos à apresentação de trabalho de conclusão de curso. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Ponta Grossa, v. 13, e11782, 2021. DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.11782. Acesso em: 10 set. 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

1.
Coelho Argolo F, Caribé Vinhas AP, Dutra Cedro F, Oliveira Jesus Nascimento M, Vasconcelos Silva MW, Nascimento Almeida M, Veloso Rocha R, Figueredo Lopes Damacena S. Revisão narrativa de literatura sobre o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina: aspectos gerais, atividades acadêmicas desencadeantes e o uso de medicamentos . REBESBE [Internet]. 19º de setembro de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];1(4). Disponível em: https://rebesbe.emnuvens.com.br/revista/article/view/87
Loading...