Revisão narrativa de literatura sobre o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina: aspectos gerais, atividades acadêmicas desencadeantes e o uso de medicamentos

Revisão narrativa de literatura sobre o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina: aspectos gerais, atividades acadêmicas desencadeantes e o uso de medicamentos

Autores

  • Felipe Coelho Argolo
  • Ana Paula Caribé Vinhas
  • Flávia Dutra Cedro
  • Mariana Oliveira Jesus Nascimento
  • Marcos Wilken Vasconcelos Silva
  • Milena Nascimento Almeida
  • Rebecca Veloso Rocha
  • Sarahellen Figueredo Lopes Damacena

DOI:

https://doi.org/10.29327/2335218.1.4-8

Palavras-chave:

estudantes, medicina, ansiedade, psicofármacos

Resumo

Introdução. A ansiedade é definida como sentimento de apavoramento, preocupação, nervosismo e medo, associada a inúmeros fatores e vem sendo motivo de preocupação na comunidade de estudantes de Medicina, devido ao modelo de ensino, onde predominam práticas relacionadas ao bom desempenho acadêmico, fator gerador de dilemas na vida do estudante, levando-o assim a buscar psicofármacos como uma solução para o transtorno. Objetivo: Analisar o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina, o uso irregular de medicamentos e sua relação com as atividades acadêmicas. Metodologia. Este artigo trata-se de um estudo bibliográfico, a partir de uma revisão narrativa de literatura, respaldada em diversos autores que discorrem sobre o tema ansiedade em estudantes de medicina, combinado ao uso de medicamentos. Resultados e discussão. Os resultados retratam um contexto de grande consumo de psicofármacos, como os ansiolíticos, sem prescrição médica, durante a faculdade de medicina, sendo utilizados para proporcionar sensações de alívio ao estresse, podendo desencadear dependência química, além de outros danos à saúde. Conclusão. Dessa forma, diante do estudo apresentado, constata-se que a ansiedade é considerada um transtorno de caráter multicausal e multifacetado que acomete muitos estudantes de medicina, por conta de uma extensa carga de estudos e a preocupação de conciliar com a vida social, o que os leva a buscar psicofármacos como forma de solução temporária para a ansiedade, o que pode acarretar em inúmeros problemas de saúde.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

1.
Coelho Argolo F, Caribé Vinhas AP, Dutra Cedro F, Oliveira Jesus Nascimento M, Vasconcelos Silva MW, Nascimento Almeida M, Veloso Rocha R, Figueredo Lopes Damacena S. Revisão narrativa de literatura sobre o transtorno de ansiedade em estudantes de medicina: aspectos gerais, atividades acadêmicas desencadeantes e o uso de medicamentos . REBESBE [Internet]. 19º de setembro de 2024 [citado 9º de novembro de 2024];1(4). Disponível em: https://rebesbe.emnuvens.com.br/revista/article/view/87
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