Métodos Ativos Aplicados no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.29327/2335218.1.1-6Palavras-chave:
Prática Docente, Ensino Superior, Métodos Ativos, AprendizagemResumo
Para facilitar e potencializar a aprendizagem dos estudantes de cursos de graduação, os professores devem utilizar durante as suas aulas estratégias didáticas que favoreçam a aprendizagem significativa dos conteúdos que circulam no espaço acadêmico. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar alguns métodos ativos que podem contribuir com o processo de aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com base em teóricos que discutem sobre as metodologias ativas e sua aplicação na sala de aula, como Buzan (2009), Filatro e Cavalcanti (2018), Novak e Cañas (2010), Morán (2015), Valente (2017), entre outros. Após a realização deste estudo, observou-se que os métodos ativos Osce, Mapa Mental, Mapa Conceitual, Gamificação e Sala de Aula Invertida são algumas ferramentas, entre os vários métodos ativos existentes, que possibilitam ao professor estimular a participação ativa dos estudantes e, consequentemente, propiciar a sua própria construção de conhecimentos, uma vez que os alunos se tornam atores do seu próprio processo de aprendizagem.
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