Impactos da pandemia da covid-19 na saúde física e mental de estudantes de medicina

Impactos da pandemia da covid-19 na saúde física e mental de estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2335218.1.2-14

Palavras-chave:

Saúde mental, Pandemia, Qualidade de vida

Resumo

A pandemia do COVID-19 modificou de forma significativa a rotina da população mundial, principalmente no que diz respeito a adoção de novos hábitos necessários para prevenir a disseminação do vírus. No entanto, alguns comportamentos prejudiciais à saúde acabaram sendo adotados particularmente como consequência dos efeitos do isolamento sobre a saúde mental. Dessa forma, este projeto de pesquisa objetivou avaliar os possíveis impactos da pandemia na saúde física e mental de estudantes de medicina, tomando por base as alterações no modo de vida decorrentes das restrições ao convívio social, da suspensão das aulas presenciais e das dificuldades de continuidade dos estudos remotamente, considerando os registros de casos de infecção, perda de emprego e redução de salários no âmbito familiar, além das diferenças no comportamento segundo sexo, raça e condição social. O presente estudo é de caráter quantitativo observacional e transversal. Trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual foram analisados artigos disponíveis na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e Pubmed. Como critérios de inclusão, foram analisados artigos completos, publicados de 2018 a 2022 e possuir como assunto principal a saúde mental, universitários, estudantes de medicina, medicina, ansiedade, pandemia e saúde. Excluiu-se artigos repetidos ou com fuga do tema. Este estudo tem como objetivo analisar artigos publicados de 2018 até 2022 sobre o impacto da pandemia na saúde física e mental dos estudantes de medicina. A saúde física e mental do acadêmico de medicina constitui-se como importante fator de preocupação tanto no aspecto de saúde pública quanto no aspecto educativo, por isso, é imprescindível que sejam pensadas iniciativas para melhorar a qualidade de vida e de estudo desta população.

Referências

BARBOSA, Diogo Jacintho. et al. Relação entre o consumo de drogas psicoativas e COVID-19: síntese de evidências. J Manag Prim Health Care [Internet]. 31º de agosto de 2020 [citado 20º de novembro de 2021];12:1-9.

BERTI, Marilisia. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Revista epidemiologia e serviço de saúde, 2020.

BEZERRA, André Luís, et al. Cartilha sobre estratégias para manejar a ansiedade e o estresse. Repositório universitário UNIFORME, 2020.

COMPANHOLO, Enzo Mugayar, et al. Avaliação da condição de saúde mental de estudantes de Medicina perante o cenário da pandemia da Covid-19, 2021. Research, Society and Development.

DA COSTA, Pedro Henrique Antunes. et al. Saúde mental em tempos de crise e pandemia: um diálogo com Martín-Baró. Revista Psicologia e Saúde, p. 217-231, 2021.

FELIPPE, Talita de Oliveira et al. O estresse do estudante de Medicina durante a pandemia de COVID-19. Santa Catarina: Research, Society and Development, 2021.

FERNANDES, Dayele dos santos, et al. Impactos biopsicossociais na saúde mental dos sujeitos com quadro de ansiedade durante a pandemia da covid 19. Guararajas: Repositório universitário da Ânima, 2021

LIMA, Nísia Trindade. et al. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00177020, 2020.

MESSIANO, Julia Baesso et al. Efeitos da pandemia na saúde mental de acadêmicos de medicina do 1º ao 4º ano em faculdade do noroeste paulista. Catanduva: Cuidart Enfermagem, 2021.

PEREIRA, Mara Dantas et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020.

SANDRO, Alex Rolland Souza, et al. Aspectos gerais da pandemia de covid 19. Revista brasileira saúde mater, 2021.

SCORSOLINI, Fábio, et al. Saúde mental, experiência e cuidado: implicações da pandemia de COVID-19. Revista da SPAGESP, 2020.

SILVA, Ana Caroline Borges, et al. Covid-19 : Impactos Psicoemocionais Causados na População em Âmbito Mundial. Repositório anima educação, 2021.

TEIXEIRA, Larissa de Araújo Correia. et al. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da coronavirus disease 2019. Aracajú: Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2021.

TEIXEIRA, Larissa de Araújo Correia, et al. Saúde Mental dos Estudantes de Medicina Durante a Pandemia de Covid-19: uma Revisão de Literatura, 2021. Jornal Brasileiro de Psiquiatria.

VIVIAN, Loraine, et al. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. Revista eletrônica saúde mental, álcool e drogas, 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

1.
Costa Dos Santos Oliveira Rocha L, Rodrigues Lavigne Paim PE, Sálvio Neto R, Borges Silva R, de Oliveira Souza Tourinho L. Impactos da pandemia da covid-19 na saúde física e mental de estudantes de medicina. REBESBE [Internet]. 1º de junho de 2023 [citado 19º de setembro de 2024];1(2). Disponível em: https://rebesbe.emnuvens.com.br/revista/article/view/19
Loading...