A responsabilidade ética do profissional de saúde em relação à subnotificação das doenças de notificação compulsória: HIV/Aids e Tuberculose

A responsabilidade ética do profissional de saúde em relação à subnotificação das doenças de notificação compulsória: HIV/Aids e Tuberculose

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2335218.1.2-22

Palavras-chave:

Ética, Notificação compulsória, Aids e Tuberculose

Resumo

Introdução: O presente artigo explica a responsabilidade dos profissionais da saúde frente à subnotificação das doenças de notificação compulsória, além de relatar sobre a correlação das notificações compulsórias e doenças que possuem um potencial para epidemia e risco à saúde pública. Objetivo: Apresentar a relevância das notificações compulsórias no intuito de elucidar a responsabilidade dos profissionais da saúde em notificarem dentro do prazo e preencherem corretamente os dados na ficha para o levantamento epidemiológico. Métodos: O estudo trata-se de um artigo de revisão bibliográfica. As plataformas utilizadas foram Scielo, Portal Regional da BVS, Google Scholar, seguindo os descritores: subnotificação, epidemiologia, HIV, Tuberculose, ética, médico, profissionais da saúde, doenças compulsórias. Resultados: A partir dos estudos analisados, observou-se que a comorbidade da Tuberculose e/ou HIV representou um grande desafio para a redução da incidência de ambas as doenças. Do ponto de vista da ética, verificou-se que na subnotificação compulsória há a presença de negligência médica já que se omite uma situação por desatenção, indiferença ou desleixo quando, na verdade, o possível e devido no momento era adotar uma postura de cautela. Conclusão: Nos estudos, foi visto que houve uma redução na notificação, e esse fato não configura apenas um transtorno em nível de identificação e registro de dados, mas implica de forma direta a população, em especial naqueles que vivem em situações de vulnerabilidades e que necessitam de medicamentos de uso contínuo e acompanhamento profissional.

Referências

BRASIL. Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de vigilância em Saúde, dez.2021.Disponível em:

file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/Boletim%20Epidemiol%C3%B3gico%20Especial%20-%20HIV-Aids%202021.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022

BONAMIGO, E. L.; FABIANI CAMPOS SOARES, G. A. Subnotificação de doenças de notificação compulsória: aspectos éticos, jurídicos e

sociais. Anais de Medicina, [S. l.], 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/9435. Acesso em: 2 nov. 2022.

BONAMIGO, E. L.; NUDI PERIN, A.; BOARGA GRINGS, D. A.; BONAMIGO, D. F. Perfil dos médicos envolvidos em processos ético-profissionais. Anais de Medicina, [S. l.], 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/anaisdemedicina/article/view/8998. Acesso em: 2 nov. 2022.

FREITAS CARVALHO, Marcos Vinícius. Coinfecção tuberculose/HIV: qualidade de vida. A coinfecção tuberculose/ HIV na perspectiva de vida: revisão de escopo. São Paulo. 2021.

PINHEIRO, Rejane Sobrino; ANDRADE, Vanusa de Lemos; OLIVEIRA, Gisele Pinto. Subnotificação de tuberculose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Cadernos de Saúde Pública. 2012.

SALIBA, Orlando et al. Responsabilidade do profissional de saúde sobre a notificação de casos de violência doméstica. Rev Saúde Pública, São Paulo, n. 41, p. 472-477, fevereiro. 2007.

SANTOS, Marcela Lopes et al. Fatores associados à subnotificação de tuberculose e HIV durante os anos de 2001 a 2010, a partir do SINAC. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. 2014.

SOUZA, Denise de Carvalho. Notificação compulsória de doenças: aspectos legais. Piracicaba São Paulo. UNICAMP. 2001.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

1.
Coelho Silveira Fróes B, Nascimento Mendes KC, Cotrim de Abreu Souza MV, Miranda de Oliveira AH. A responsabilidade ética do profissional de saúde em relação à subnotificação das doenças de notificação compulsória: HIV/Aids e Tuberculose . REBESBE [Internet]. 1º de junho de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];1(2). Disponível em: https://rebesbe.emnuvens.com.br/revista/article/view/11
Loading...